quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Livro ensina pais a prevenir acidentes e garantir a segurança de crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes são submetidos diariamente aos riscos do ambiente em que vivem. Mães, pais, familiares e profissionais de saúde, creches e escolas precisam saber como garantir a segurança dos pequenos nas diversas fases da infância e da adolescência. O livro "Crianças e Adolescentes Seguros" mostra --em textos assinados por 45 especialistas reunidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)-- como prevenir acidentes e violências e como agir caso eles ocorram.
A Sociedade Brasileira de Pediatria, fundada em 1910, congrega mais de 20 mil pediatras de todo o Brasil. Os autores são profissionais especializados em medicina, psicologia e enfermagem com experiência comprovada nos assuntos que abordam, e foram escolhidos por seu comprometimento com as questões relacionadas à segurança nas diversas fases da infância e da adolescência. Os textos são claros e precisos e contam com o apoio de ilustrações, tabelas e testes que ajudam a orientar e esclarecer as dúvidas de quem lida com crianças e adolescentes.
A cada ano, os traumas físicos vitimam cerca de 200 mil crianças e adolescentes brasileiros, causando lesões para o resto da vida. Os textos ensinam a identificar riscos nos ambientes doméstico e externo, a adotar medidas preventivas e também como prestar os primeiros socorros para acidentes. Tratam ainda de lesões provocadas por esportes, como avaliar a exposição à televisão, à internet e aos jogos eletrônicos, e ensinam a prevenir problemas como bullying, abuso de drogas, de tabaco e álcool, entre outras orientações.
O livro oferece um teste com 30 questões para que os leitores possam avaliar seus conhecimentos sobre o tema. No final do livro, o mesmo teste comentado possibilita a melhor fixação dos pontos tratados pelos autores. Editado pela Publifolha, o livro tem coordenação dos médicos pediatras Renata Dejtiar Waksman, Regina Maria Catucci Gikas e Wilson Maciel, da SBP.
Por: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário