segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

DPCA alerta sociedade quanto ao desaparecimento de crianças

Doze de outubro é comemorado o Dia das Crianças no Brasil. Data festejada em muitos lares e famílias, que aproveitam a oportunidade para agradar aos seus filhos com presentes e lembranças. Essa deveria ser a cena presenciada em todos os lares brasileiros não a triste realidade existente no país, que assusta pelo grande número de crianças desaparecidas nos estados brasileiros.Combater esse índice em todo o Maranhão é meta da Secretaria de Segurança Cidadã, que, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) vem promovendo ações, como campanhas educativas e preventivas, além de realização de palestras nas escolas das redes pública e privada de ensino.Também desenvolvem, com órgãos ligados à proteção de crianças, trabalhos, investigando casos de desaparecimento e orientando pais e familiares com relação aos cuidados que devem ser tomados.Para conscientizar a população da importância de denunciar esses crimes, a DPCA criou uma cartilha que divulga o trabalho da delegacia e ensina como evitar que mais crianças venham a desaparecer. “Tentamos mostrar as coisas de forma simples, para que todos consigam entender’’, garantiu a delegada Mônica Queiroz, titular da DPCA.
Por exemplo, em lugares públicos ou de grande movimentação, como aeroportos, rodoviárias, consultórios, shoppings, parques de diversões, banheiros públicos a orientação é que os pais ou responsáveis legais redobrem a atenção com as crianças, não as deixando sozinhas ou na companhia de estranhos. A mesma regra se aplica para aqueles que esquecem crianças dentro do carro.“Uma outra recomendação é quanto a procedência de fotógrafos. Existe por aí pessoas se passando por estes profissionais, mas que na verdade, aproveitam de certas ocasiões para obterem informações sobre aquele menino ou menina, em prol do crime”, enfatizou a delegada.Escolas e creches também têm sido locais onde crianças acabam desaparecendo, embora a maioria delas venha tomando muitas precauções nesse sentido: liberar o aluno só com a presença do pai ou responsável, ou mediante a apresentação de autorização por escrito.A sociedade precisa colaborar com a polícia, denunciando pessoas ou locais suspeitos com hábitos estranhos em relação a crianças e adolescentes, e também ao encontrá-los sozinhos.
Por: Fred Aguiar

2 comentários:

  1. Diante do texto acima, como cidadã brasileira, parabenizo o poder público por ter tomado a iniciativa de coibir práticas de exploração de crianças e adolescente dentro da nossa cultura local. O Boi Pintado deve ser uma associação sem fins lucrativos, mais que recebe valores do estado, município e privado para suas apresentações, e ísto no meu ponto de vista é exploração. acho linda as nossas manifestações folclóricas, mais em todo os seguimentos da sociedade a regra primordial é o respeito, os nossos jovens ingenuamente envaidecidos, por suas belas fantasias não conscientizam para a problemática, porém eu quero que o mesmo se estenda para as DANÇAS DE CACURIAR INFANTIL e MENORES DE 18 ANOS. Isso é constrangedor você está acompanhado da família e gesto obscenos, imoral, serem praticados na nossa frente em qualquer horário, por crianças e jovens que estão sendo usados para que pessoas inescrupulosas gozem de beneficios em seu favor, essas apresentações em arraias são pagas por nós PELO ESTADO, o estado está divergindo, ao mesmo tempo que quer coibir, ele mesmo induz ao erro, pois torna-se o maior patrocinador das brincadeiras, e isso precisa ser revisto com mais seriedade e os culpados precisam de uma punição, esta dança nos bairros de periferias estão se alastrando e tudo que olhamaos nestes arraiás são as TAIS DANÇAS DO CACURIAR, nada contra quem tenha liberdade e maturidade para a escolha, MAIS NOSSAS CRIANÇAS E NOSSOS JOVENS NÃO. é induzir o inocente que está no contexto e influenciar os telespectadores da mesma idade a PORNOGRAFIA,A IMORALIDADE E AFALTA DE ÉTICA E DE RESPEITO espero que providencias sejam tomadas e é facil indentificar essas brincadeiras pela secretaria de Acultura local e nos próprios bairros, Quero ver nossos Festejo Juninos mais alegres e menos IMORAL.

    ResponderExcluir
  2. Peço que ajude com urgência a menor Flaviane, (17anos) que na última terça feira foi vítima de violência e maus Tratos por parte de seu pai Cosmo Damião Cabral dos Santos, que possuído por muita raiva a pegou pelos cabelos e saiu arrastando-a pela rua ode moram para que todos vissem e em seguida lhe proferiu socos, chutes e pontapés em todo o seu corpo a deixado muito machucada e cheia de hematomas e a mantém prisioneira em sua própria casa (lhe tomou até o celular) deixando-a sem a menor possibilidade de denunciar, ele o pai é muito violento e temo pela vida daquela menina indefesa, pois a madastra vendo tudo não fez nada pra impedir e sua mãe biológica não esta na cidade, peço que ajude esta moça pois a mesma esta sob constante ameaça por parte do pai.

    O endereço da vítima é Rua 8 D, Q d - 8D,C-12, Jardim das Palmeiras (Próximo a unidade 103 da Cidade Operária)
    O celular da moça é 88811474

    Não demore, por favor!

    Assina: alguém que é contra violência

    ResponderExcluir